quinta-feira, 31 de julho de 2008

Clube de Albergaria

O Clube de Albergaria é a mais antiga associação da vila de Albergaria-a-Velha e um dos mais antigos clubes do país.

Ao longo de mais de 125 anos de vida, a associação possuiu diversas designações: Club Albergariense, Club D`Albergaria, Grémio Albergariense, Grémio Recreativo Albergariense e, finalmente, Clube de Albergaria.

Fundação

Tem sido considerada a data de fundação do Clube de Albergaria o dia 11 de Agosto de 1890, mas esse dia apenas corresponde à data da primeira acta do Grémio Albergariense. Através de diversos jornais mais remotos e de outras fontes documentais, estamos hoje habilitados a afirmar que o `Club Albergariense` foi fundado em 13 de Outubro de 1882.

Entre os seus fundadores contavam-se ilustres albergarienses: Patrício Theodoro Alvares Ferreira, Jose Luiz Ferreira, Joaquim A. de Novaes, o Prior José Simões Chuva e Ernesto Levy Maria Corrêa.

Em Assembleia Geral de 11 de Agosto de 1890, reuniu pela primeira vez o Grémio Albergariense. Nessa reunião, aprovaram a mudança de sede (para a Avenida da Liberdade - hoje Napoleão Luiz Ferreira Leão), a aquisição de alguns objectos e o aumento das `(...) mensalidades e jogos de bilhar e de vaza. (...)`.

Fusões e alterações de denominação

Em Fevereiro de 1939, ocorreu a fusão entre o `Grémio Albergariense` e o `Ténis Clube de Albergaria`, daí resultando o `Grémio Recreativo Albergariense`.

É nesta época que o Grémio se torna também uma associação de caracter desportivo, pois até então detinha um pendor eminentemente cultural, recreativo e social. Estas vertentes acabariam, com o passar dos anos, por se inverter completamente.

O referido Grémio teve, em 11 de Junho de 1939, uma Assembleia Geral com o objectivo de alterar o seu nome de `Grémio Recreativo Albergariense` para `Clube de Albergaria`.

Principais feitos

Ao longo da sua história, o Clube desenvolveu uma acção muito meritória, sendo de realçar os campeonatos de Ténis na década de 40, o Ténis de Mesa das décadas de 60 e 70, as duas organizações da Expo-Clube (durante anos, o maior evento realizado em Albergaria-a-Velha), o Andebol, o Ténis na década de 80 e, mais recentemente pelo Futebol Feminino (várias épocas na primeira divisão Nacional, sendo uma referência no panorama Português com várias atletas a representar as selecções) e pelo BTT que conquistou uma medalha de bronze e a medalha de prata no Campeonato Nacional e ainda a representação de um atleta deste Clube na selecção de Portugal no Campeonato da Europa, em 2000 na Holanda e 2001 na Alemanha.

O Clube de Albergaria sempre foi muito ecléctico, tendo-se dedicado igualmente às actividades de Aeromodelismo, Automobilismo, Badminton, Bilhar, Caça e Pesca, Ciclismo, Futebol de Salão, Ginástica, Motorismo, Pesca Desportiva e Tiro.

Sede

Após estar sedeado cerca de um século na Avenida Napoleão Luiz Ferreira Leão, o Clube de Albergaria inaugurou em 6 de Abril de 2001, novas instalações na Avenida 25 de Abril, junto aos Courts de Ténis, para onde transferiu a sua sede.

Actuais modalidades

Actualmente, esta centenária colectividade possibilita a prática desportiva e cultural a centenas de praticantes, de todas as idades, nas seguintes modalidades:

Andebol, Badminton, Ballet, BTT, Campismo e Caravanismo, Dança Clássica, Futebol Feminino, Futsal, Lutas de Defesa Pessoal, Ténis, etc.

Medalha de Mérito Municipal

O Clube de Albergaria é a mais antiga e ecléctica associação desportiva do concelho de Albergaria-a-Velha e, como tal, viu já reconhecido o seu serviço à comunidade ao ser-lhe atribuída, em Junho de 1995, a Medalha de Mérito Municipal (grau prata) pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha presidida pelo Dr. Rui Marques.

Fonte: Clube de Albergaria (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário