quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Raul Matias de Oliveira, futebolista (1918-2011)

Raul Matias de Oliveira nasceu em Albergaria-a-Velha em 18 de Junho de 1918.

Todos o conheciam por Raul Benfeitas e actuava a extremo esquerdo. Antes [de brilhar no Alba na década de 40] já tinha representado o popular Arregaça – aquela equipa que vestia a camisola azul e branca às riscas horizontais.

Fazia da velocidade uma das suas melhores armas, mas também o seu forte e colocado remate colocavam o Raul Benfeitas [como] um dos mais temíveis avançados na altura (…)

Em 1951 foi para o Brasil e como o “bichinho” do futebol é coisa que não se perde facilmente foi jogar para o S. Mateus, hoje o conhecido Olaria F.C.

Teve os mais diversos treinadores [no Alba], mas 3 o marcaram significativamente. Os húngaros Siska e Décio e o conhecidíssimo Carlos Alves, este o melhor de todos.

Chegou a representar a Selecção de Aveiro [Beira Mar com 2 jogadores do Alba, 1 do Águeda, 1 do Estarreja e 1 do Ovarense] em jogo contra a Áustria [«First» de Viena], estávamos em 1949 e à sua conta marcou 2 golos, pertencendo a vitória ao seleccionado de Viena por 4-3.

Fontes: António Lemos e António José Vinhas em Jornal de Albergaria (1993) (adaptado) / Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950



"First" de Viena, 4 - Beira Mar, 3

AVEIRO (Estádio Mário Duarte), 6 de Fevereiro de 1949.

Beira Mar: Magalhães; Campos e Alfredo (Alba); Freire, Barreto e Jaime (Ovarense); Adolfo (Águeda), Pião, Rola (Estarreja), Balacó e Raul (Alba).

«First» de Viena: Engelmayer; Rybicki e Loidold; Schaffer, Sabeditech (cap.) e Novotny; Machan, Decker, Sttritich, Eingenstiller e Mulner.

Pelos aveirenses alinharam ainda Pacheco (Vista Alegre) e Amaro, que substituíram, respectivamente, Magalhães e Jaime.

O Beira Mar alinhou reforçado com os elementos indicados na formação.

Marcadores: Alfredo, nas próprias redes, Adolfo e Raul (2), pelos aveirenses, e Sttritich (2) e Eingenstiller, pelos austríacos.

Árbitro: Júlio Cruz (Aveiro).

Sem comentários:

Enviar um comentário