sábado, 2 de março de 2013

Clube de Albergaria em destaque no jornal Beira Vouga



A história do futebol feminino de Albergaria-a-Velha confunde-se com o percurso de Paula Pinho, actual treinadora do Clube de Albergaria, que também já entrou em campo ao serviço do clube.

À frente da equipa sénior, Paula Pinho e as suas atletas garantiram a passagem à fase de apuramento de campeão e os albergarienses podem, com legitimidade, tendo em conta o trabalho realizado, sonhar com o título. No entanto, a treinadora mantém os pés bem assentes na terra. “O Clube de Albergaria apesar de candidato não é o favorito. Porém tem argumentos e qualidade para discutir resultado com qualquer dos seus adversários em qualquer campo”, afirma.

Em conversa com o Beira Vouga, Paula Pinho recordou o início do futebol feminino no concelho, falou sobre as dificuldades da modalidade e rasgou um sorriso ao elogiar as suas atletas.

Como tudo começou

A ideia de formar um grupo de meninas para jogar à bola surgiu quase como por brincadeira. Na altura tinha 15 anos.

Um director do Alba viu um jogo e colocou-nos a possibilidade de levar a modalidade para o clube. E foi assim, há 27 anos, que, em termos oficiais, apareceu a primeira equipa de futebol feminino em Albergaria pelo Sport Clube Alba. A modalidade durou dois anos naquele clube, tendo sido interrompida por dificuldades financeiras. Isto hoje ainda acontece, quando há problemas financeiros numa direcção, o futebol feminino é das primeiras modalidades a terminar. No ano seguinte, o Clube de Albergaria pegou neste grupo e, desde então, estamos aqui como prática federada ininterrupta, há 25 anos.

De jogadora a treinadora

Paula Pinho esteve envolvida no futebol feminino de Albergaria desde o nascimento da modalidade. Primeiro como jogadora e depois como treinadora.

Deixei de jogar à bola e comecei logo como treinadora, há nove anos. Nestes anos todos, muita coisa mudou. Mentalidades, condições e características das próprias atletas, assim como a estrutura competitiva do campeonato.

I Divisão

Neste momento, o Clube de Albergaria está a competir na I Divisão Nacional pelo quarto ano consecutivo e as coisas estão a correr bastante bem, particularmente nesta época.

Terminada a primeira fase, disputa-se a fase de campeão nacional, onde o Clube de Albergaria irá disputar o título com outras quatro equipas. A participação nesta fase já está garantida.

Nas quatro participações que tivemos na I Divisão, em três delas fomos para a fase de apuramento de campeão. Esta equipa, de uma maneira gradual, com calma e método, conseguiu afirmar-se dentro do topo do futebol feminino.

Este ano, muito realisticamente, temos possibilidade de discutir o título. Nunca um campeonato foi tão disputado quanto este ano, por isso, neste momento, não há um vencedor antecipado. Costumo dizer que somos candidatas, mas não somos favoritas.

Fonte: Beira Vouga (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário